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Canva Pro: Vale a Pena? Conheça Todas as Vantagens Aqui

Canva Pro Featured Image

Índice

O Canva tornou-se uma das plataformas de design gráfico mais populares do mundo que serve atualmente milhões de utilizadores. Serve como ferramenta de criação de imagens, gráficos e vídeos de forma simples e intuitiva.

A esmagadora maioria dos utilizadores do Canva começa pela versão gratuita que oferece bastantes recursos úteis. No entanto, tal como em quase toda a oferta de produtos digitais da atualidade, existe também a uma versão paga designada de Canva Pro.

Após se depararem com as limitações da versão grátuita, é bastante comum os utilizadores questionarem se valerá a pena investir numa subscrição ao Canva Pro.

Se tem aversão à leitura de longos textos, informamo-lo de antemão que uma subscrição ao Canva Pro é atualmente um dos melhores investimentos em produtos digitais que poderá fazer, se o seu objetivo for a criação de conteúdo visual com pouca fricção.

Na Landingsoft utilizamos o Canva Pro (subscrição de 1 utilizador) desde 2022, conforme a imagem abaixo comprova.

Canva Pro Subscrição 2022

Começámos por utilizar em projectos anteriores que se encontram agora extintos.

Entre o período em que houve projectos ativos e o período em que não, mantivemos sempre a subscrição ao Canva Pro ativa, não porque gostamos de desperdiçar dinheiro, mas porque a necessidade de recorrer ao Canva é frequente, mesmo em fases sem projetos oficiais.

Desde então, temos vindo a desenvolver vários trabalhos que incluem também este website.

Designs criados canva

Neste artigo, vamos explorar tudo o que o Canva Pro oferece e analisar ao detalhe se compensa o investimento. O objetivo é fornecer uma visão clara e imparcial, de modo a ajudá-lo a decidir se vale a pena aderir à versão Pro do Canva na sua situação específica.

Quais as limitações da versão gratuita do Canva face à versão Pro?

1. Armazenamento limitado

  • A versão gratuita oferece 5 GB de armazenamento em nuvem, o que poderá não ser suficiente se tencionar carregar imagens de alta resolução ou ficheiros volumosos. Se exceder o limite, terá que eliminar ficheiros ou atualizar a subscrição para continuar a guardar ficheiros na plataforma.

2. Biblioteca de conteúdos reduzida e circulação por conteúdos premium

  • A versão gratuita do Canva garante acesso a cerca de 2 milhões de templates e mais de 1 milhão de elementos visuais gratuitos (imagens, ícones, fontes, gráficos).
  • O plano Canva Pro disponibiliza cerca de 4,5 milhões de templates e mais de 130 milhões de elementos premium, incluindo vídeos, áudios e gráficos. O pacote premium desbloqueia tudo o que a plataforma tem para oferta.

Uma nota adicional importante: não é possível filtrar apenas os conteúdos gratuitos nas pesquisas. Assim sendo, se utilizar a versão gratuita do Canva, será muitas vezes necessário navegar por resultados premium até encontrar algo utilizável.

3. Exportação com opções limitadas

  • Com a versão gratuita, consegue exportar designs em PNG, JPG e PDF, mas não terá acesso a formatos como SVG (gráficos vectoriais), PNG com fundo transparente ou arquivos de impressão em CMYK, que são exclusivos da versão Pro.

4. Ferramentas de inteligência artificial com uso limitado

Algumas ferramentas de IA oferecem acesso limitado no Canva Free:

  • Magic Write (gerador de texto) permite até 50 usos gratuitos. A versão Pro expande este limite para 500 usos mensais.
  • Text-to-Image (geração de imagens por IA) está limitado a cerca de 50 usos para utilizadores gratuitos, enquanto os assinantes Pro têm até 500 usos mensais.
  • Outras funcionalidades avançadas como o Magic Eraser (remoção de objetos), Magic Switch/Resize, Magic Morph, Magic Expand, Magic Animate, entre outras, são de uso exclusivo para assinantes do Canva Pro.

5. Gestão de marca e identidade visual limitada

  • A versão gratuita permite apenas um kit de marca bastante básico, sem suporte para carregamento de fontes personalizadas e com funcionalidades reduzidas.

6. Suporte técnico mais lento

  • Os utilizadores da versão gratuita têm também direito a suporte via e-mail, no entanto, o tempo de resposta pode levar até uma semana. Os assinantes do Canva Pro geralmente recebem uma resposta a pedido de suporte em menos de 24 horas.

7. Conteúdos premium pagos por cada item utilizado

  • Na versão gratuita do Canva, sempre que tentar utilizar um elemento com o selo “Pro”, poderá verificar que este terá uma marca d’água. Para remover esta marca e utilizar o elemento no seu projeto, necessita de comprar uma licença individual (paga por cada uso).
  • Os utilizadores do Canva Pro possuem licença ilimitada para todos os elementos premium disponíveis na biblioteca. Este ponto por si só é suficiente para validar uma subscrição ao Canva Pro na nossa humilde opinião.

É legal comercializar elementos criados no Canva?

Parametros Legais Canva

Sim, é legal comercializar elementos criados no Canva, desde que os termos de licenciamento da plataforma sejam rigorosamente cumpridos.

Direitos de utilização dos conteúdos do Canva

Conteúdos Gratuitos vs. Pro

Todos os conteúdos gratuitos ou premium estão cobertos por licenças distintas que permitem o uso para vários fins, incluindo os comerciais.

  • Os utilizadores da versão gratuita podem usar todos os elementos gratuitos sem limite, mas cada uso de conteúdo Pro exige uma licença paga individualmente, por cada projecto, conforme referido acima. A assinatura Pro elimina o custo individual e concede licenças ilimitadas por cada design.

O que é permitido

  • Pode usar todos os conteúdos do Canva (imagens, gráficos, templates) em designs para fins pessoais e comerciais, incluindo marketing, redes sociais e merchandising, com condições.
  • É permitido vender os produtos com o seu design, como t-shirts, canecas ou ebooks, desde que o conteúdo seja parte de um design original.

O que não é permitido

  • Revender, redistribuir, sublicenciar ou apropriar-se dos conteúdos fornecidos pela Canva. Os ativos em si pertencem à plataforma e aos seus criadores.
  • É proibido usar os conteúdos como elementos isolados (por exemplo, vender apenas uma imagem ou template), sem transformar ou incorporar noutras criações.
  • Não pode usar conteúdo identificado como “Editorial Use Only” em contextos comerciais.
  • Conteúdos Pro só podem ser usados dentro do Canva. Ao criar templates que incluam conteúdo Pro, estes devem permanecer dentro da plataforma, não podem ser distribuídos fora do Canva como ficheiros descarregáveis.
  • Também não pode usar quaisquer ativos (Free ou Pro) para criar logótipos que reclamem exclusividade, porque outros utilizadores têm acesso às mesmas bases visuais, comprometendo a originalidade.
  • O uso de música da biblioteca da Canva em meios tradicionais pagos (como TV, rádio ou podcast comerciais) está proibido. O uso online é permitido em anúncios ou vídeos em redes sociais.

Venda de designs e templates: o que pode ou não fazer

Vender designs

  • Pode vender designs que cria no Canva em merchandising, ebooks, ou produtos físicos, desde que o design seja seu, original e incorporado com conteúdos do Canva, não apenas com imagens isoladas.

Vender templates próprios

  • Pode vender templates feitos por si, mas deve remodelar, personalizar e alterar elementos antes de os comercializar.
  • Se o seu template incluir conteúdo Pro, o template só pode ser distribuído dentro da plataforma Canva. A plataforma precisa de assegurar que os royalties vão para os criadores originais.

Propriedade e direitos de autor

  • Os designs que cria são seus, desde que use o conteúdo do Canva de forma legítima. No entanto, os conteúdos (imagens, ícones, vídeos) pertencem aos seus criadores originais e permanecem protegidos por direitos de autor.
  • Importante: O licenciamento não significa que adquire os direitos sobre os ativos em si, apenas o direito de usá-los conforme acordado.

Quanto custa o Canva Pro?

Em Portugal, o preço da assinatura do Canva Pro é de 12,00€ por mês no plano mensal, ou 110,00€ por ano caso opte por faturação anual (equivale a cerca de 9,17€ por mês, com desconto).

Canva Portugal Anual
Custo da assinatura anual do Canva em Portugal
Canva Portugal Mensal
Custo da assinatura mensal do Canva em Portugal

No Brasil, o custo da assinatura do Canva Pro é de R$35 por mês no plano mensal, ou R$290 por ano caso opte por faturação anual.

Canva Brasil Anual
Custo da assinatura anual do Canva no Brasil
Canva Brasil Mensal
Custo da assinatura mensal do Canva no Brasil

Estes valores referem-se a uma licença individual do Canva Pro. Até há pouco tempo o plano Pro permitia até 5 utilizadores dentro de uma só assinatura, atualmente, cada conta Pro é individual.

Para equipas ou empresas com vários membros, a Canva oferece planos específicos (Canva Equipas) cobrados por utilizador.

Como muitos outros serviços, o utilizador beneficia de um período de teste gratuito do plano Canva Pro quando experimenta a ferramenta pela primeira vez.

É possível experimentar o Canva Pro por 30 dias sem custo, basta ativar o trial e terá acesso total a todos os recursos Pro durante um mês.

Caso não fique satisfeito, pode cancelar antes de terminar o período de 30 dias para não ser cobrado. Adicionalmente, estudantes e professores do ensino básico/secundário, bem como organizações sem fins lucrativos elegíveis, podem obter acesso gratuito ao Canva Pro através de programas dedicados da empresa.

No entanto, para a maioria dos utilizadores gerais, será necessário optar pela assinatura paga após o trial caso decidam que vale a pena.

Resumo das principais funcionalidades e benefícios do Canva Pro

  • Acesso ilimitado a conteúdo premium
    A adesão ao Canva Pro desbloqueia uma vasta biblioteca de conteúdo visual de alta qualidade que inclui imagens, vídeos, elementos gráficos, templates e áudio, sem custos adicionais por utilização.
  • Ferramentas avançadas de edição e IA
    Além das funcionalidades clássicas como remoção de fundos e redimensionamento automático, o Canva Pro integra ferramentas de inteligência artificial mais sofisticadas, incluindo animações instantâneas e edição avançada de fotos.
  • Planeamento de publicações para redes sociais
    Inclui um planeador integrado que permite criar e agendar conteúdo diretamente para redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outras.
  • Conjunto integrado Visual Suite 2.0 com IA generativa
    O Canva Pro evoluiu para incluir o Visual Suite 2.0, que combina design e produtividade em interface unificada. Agora é possível criar folhas de cálculo visuais, gerar insights e gráficos automáticos com IA e até criar conteúdos interativos e websites sem programar, utilizando prompts de texto.
  • Editor de imagem com funcionalidades comparáveis ao Photoshop
    O editor de fotos foi atualizado com capacidades avançadas, como remoção automática de objetos e criação de fundos gerados por IA que levam em conta a iluminação e composição, aproximando-se do que se encontra em softwares profissionais.
  • Conveniência de utilização e zero problemas legais
    O  Canva Pro permite criar conteúdo de forma rápida e despreocupada. Poderá criar vários tipos de conteúdo dentro da plataforma, sem necessidade de várias ferramentas dispersas. Para além disto,  pode também utilizar as criações para fins comerciais que não terá qualquer problema legal, desde que cumpra todos os parâmetros de utilização correctos.

A quem se destina o Canva Pro?

De forma geral, a versão Pro tende a ser mais vantajosa nos seguintes cenários:

  • Criadores frequentes de conteúdo visual: se cria designs com regularidade para redes sociais, blogs, materiais promocionais ou apresentações, o Canva Pro vai facilitar infinitamente o seu fluxo de trabalho. As ferramentas que automatizam tarefas e a variedade enorme de modelos e imagens vão poupar horas de esforço em cada projeto.
  • Pequenas empresas e profissionais de marketing: para quem precisa de produzir materiais de marketing com qualidade profissional mantendo a identidade da marca, o Canva Pro é um excelente aliado.
  • Designers iniciantes ou não-designers que querem resultados profissionais: se não domina softwares complexos como Adobe Photoshop ou Illustrator, o Canva Pro oferece recursos avançados de forma acessível. Mesmo sem formação em design é possível criar projectos polidos, pois as ferramentas de IA e os modelos pré-feitos ajudam a elevar o nível do resultado final.
  • Quem já utiliza muito os elementos pagos no Canva gratuito: se o utilizador se depara constantemente com elementos premium e sente limitações, o upgrade para o Canva Pro será uma jogada sensata.

Se por outro lado utiliza o Canva apenas esporadicamente para uma ou outra tarefa simples , a versão gratuita provavelmente será suficiente.

Muitos dos recursos premium só fazem diferença num contexto de uso frequente ou profissional.

Conclusão

Em suma, o Canva Pro consolidou-se como uma ferramenta robusta para quem deseja levar as suas criações visuais ao próximo nível.

Com uma ampla oferta de conteúdo premium, funcionalidades avançadas que economizam tempo e até soluções de inteligência artificial integradas, a versão Pro vai muito além do que o Canva gratuito proporciona.

A boa notícia é que não é preciso decidir às escuras. É possível experimentar o Canva Pro gratuitamente por 30 dias e tirar as suas próprias conclusões.

O período de avaliação permite explorar todos os recursos premium, e verificar na prática, o impacto que terão no seu fluxo de trabalho e resultados.

Assim, com base nessa experiência direta, poderá determinar com confiança se o Canva Pro vale ou não a pena para as suas necessidades.

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